Pesquisa

Optar por alimentos in natura é a base para uma alimentação saudável, já que garantem mais nutrientes e ajudam a manter o corpo em bom funcionamento. Mas, existem duas etapas bastante importantes antes do consumo propriamente dito de frutas, legumes e verduras – a escolha e armazenamento desses alimentos.

Essas etapas garantem que, quando você for utilizar os alimentos, eles ainda possam contribuir positivamente para sua saúde e bem-estar, não tendo perdido propriedades ou estragado por terem sido armazenados de maneira incorreta.

Como escolher os alimentos

Antes de ir às compras, verifique quais são as frutas, legumes e verduras da estação – geralmente esses alimentos possuem um teor nutritivo mais alto e estão mais baratos. E não esqueça de dar preferência aos alimentos frescos.

Na hora de escolher quais levar para a casa, observe bem as condições do alimento: aparência, cor, presença de fungos etc. Fuja de produtos com partes estragadas, em decomposição, mofadas ou com coloração e textura alteradas.

Como armazenar os alimentos

Depois de ter escolhido os melhores itens, a próxima etapa é guardá-los a maneira correta, a fim de preservá-los por mais tempo. Nesse caso, cada alimento possui peculiaridades. A seguir, citaremos algumas:

Alface: Envolva o pé de alface em papel-toalha úmido e mantenha em um saco plástico na gaveta de legumes da geladeira por cinco dias. Guarde folhas soltas em uma vasilha coberta com papel-toalha úmido, vedada com filme transparente de plástico. O pé dura mais que as folhas soltas.

Tomate: Se maduro, o tomate deve ser conservado em geladeira por uma semana, e se verde, em temperatura ambiente até amadurecer.

Banana: Deixe amadurecer em temperatura ambiente. Não leve à geladeira ou ao congelador. Mantenha-as em lugar fresco por uma semana.

Beterraba: Conservar em saco de plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retire as folhas antes de guardá-las.

Bem interessante, né? Você pode saber mais sobre esse assunto acessando o livro Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras, produzido pelo Ministério da Saúde. Lá você vai encontrar dicas de como escolher, armazenar e higienizar os alimentos, além de receitas para utilizar em seu dia-a-dia.

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Área dos comentários (presente em todos os posts do blog)

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

PRÓPOLIS EPP-AF®: EFEITOS POSITIVOS SOBRE OS SINTOMAS DA ASMA
Ciência

PRÓPOLIS EPP-AF®: EFEITOS POSITIVOS SOBRE OS SINTOMAS DA ASMA

Quem tem alguma doença respiratória já sabe: a chegada do inverno é sinônimo de sofrimento. Os baixos índic...


Ler Mais
A LINHA KIDS DA APIS FLORA CHEGOU!
Institucional

A LINHA KIDS DA APIS FLORA CHEGOU!

Estamos muito felizes em compartilhar aqui esse time que chega cheio de personalidade para compor nosso cat...


Ler Mais
MEL PARA CRIANÇAS
Apiterápicos

MEL PARA CRIANÇAS

Doce e saboroso, o mel é um alimento nutritivo e fonte de energia que agrada muitos paladares adultos, mas ...


Ler Mais