Pesquisa

ALTA DE CASOS DE COVID-19 ACENDE ALERTA PARA CUIDADOS COM A SAÚDE E PROTEÇÃO

Nas últimas semanas o mundo e o Brasil têm vivido, mais uma vez, um momento de alerta com o aumento do número de casos de covid-19 – incluindo a nova variante BQ.1. Nesse cenário, nos deparamos novamente com as preocupações de quando a pandemia estava começando: manter a imunidade em dia e buscar formas de nos proteger.

Mesmo que a situação atual seja diferente do início da pandemia, quando as vacinas ainda não haviam sido desenvolvidas e não se sabia ao certo como conter o vírus, cientistas apontam que uma nova onda da doença pode estar chegando ao país. Com isso, se faz importante a retomada dos cuidados com a saúde, bem como a atenção para as formas de prevenção da doença.

Medidas de proteção

Sabemos que as vacinas tiveram papel fundamental na contenção da doença e, por isso, é importante estar com todas as doses de reforço em dia. Atualmente a covid atinge principalmente pessoas não vacinadas, aquelas com comprometimento do sistema de defesa e as pessoas de faixas etárias mais avançadas, geralmente acima dos 70 anos.

Além da vacina, como é comum em casos de infecções respiratórias, vale a pena retomar (ou intensificar) os cuidados com a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, além de praticar a higiene respiratória e utilizar máscaras de proteção nos locais em que seu uso seja recomendado.

Up na imunidade

O sistema imunológico ou sistema imune é responsável por garantir proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e/ou patógenos afetem nossa saúde de maneira negativa. Ele é composto, em sua complexidade, por células e órgãos que, juntos, funcionam como sentinelas para proteger nosso organismo.

Chamamos de imunidade essa capacidade que nosso corpo tem de nos proteger contra esses agentes. A imunidade pode ser classificada em dois tipos: a inata e a adquirida. A imunidade inata apresenta uma resposta mais ampla e já nascemos com os mecanismos que a promovem. Já na imunidade adquirida, as respostas são mais específicas e são desenvolvidas ao longo da vida.

Assim, fortalecer a imunidade do nosso corpo é preparar ele para o dia a dia, onde diversas situações que favorecem o desequilíbrio do sistema imune podem acontecer e nos deixar mais suscetíveis a infecções fúngicas, bacterianas, virais e parasitárias.

Própolis e imunidade

A própolis possui, dentre suas atividades já comprovadas por meio de estudos científicos, a imunomoduladora, que é a capacidade que a própolis tem de estimular e/ou suprimir o sistema imunológico, regulando-o. Também já foi comprovado, por meio de estudos clínicos, que o extrato de própolis EPP-AF® não interage com qualquer outra medicação.

Além disso, um estudo clínico realizado pelo médico nefrologista Dr. Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com a Apis Flora, em 2020, apresentou os efeitos positivos do uso do extrato de própolis EPP-AF® (através do Propomax® Cápsulas) no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Com resultados promissores, o estudo foi inédito no mundo! Foram avaliados 124 pacientes diagnosticados com covid-19, no Hospital São Rafael, que faz parte do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em Salvador (BA).

Todos os pacientes avaliados fizeram o tratamento padrão, sendo que 40 pessoas receberam 400 mg/dia de própolis; 42 receberam 800 mg/dia de própolis; e 42 pessoas participaram do grupo controle, que não recebeu própolis.

Os pacientes foram avaliados diariamente e os resultados do estudo demonstraram que os participantes do grupo Própolis:

  • tiveram o tempo de internação reduzido em 5 a 6 dias, com resultado semelhante nas duas dosagens de própolis avaliadas;
  • apresentaram tendência na redução da necessidade de internação na UTI para ventilação pulmonar;
  • o uso da própolis proporcionou efeito de proteção renal aos pacientes internados, o que é muito positivo para evitar danos secundários da doença.

Além dos resultados positivos, não houve nenhum evento negativo associado ao uso do Propomax® Cápsulas, demonstrando a segurança do produto e ressaltando a importância da padronização.

Ressaltamos que, a própolis auxilia na manutenção do sistema imunológico, mas ainda não existem dados sobre sua atuação na prevenção da doença. Por isso, continue se protegendo e seguindo todos os protocolos de segurança (lavar as mãos, utilizar máscaras, manter o distanciamento social). 

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Área dos comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

CINCO BENEFÍCIOS DA PRÓPOLIS PARA A SAÚDE
Própolis

CINCO BENEFÍCIOS DA PRÓPOLIS PARA A SAÚDE

As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...


Ler Mais
IMUNIDADE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CUIDAR DA SUA
Saúde

IMUNIDADE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CUIDAR DA SUA

Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...


Ler Mais
iCAPS: TECNOLOGIA DE MICROENCAPSULAÇÃO QUE POTENCIALIZA A ABSORÇÃO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS PELO ORGANISMO
Própolis

iCAPS: TECNOLOGIA DE MICROENCAPSULAÇÃO QUE POTENCIALIZA A ABSORÇÃO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS PELO ORGANISMO

Nova e exclusiva tecnologia iCaps® ajuda a superar questões de biodisponibilidade apresentadas pelas formas...


Ler Mais