Pesquisa

OUTUBRO ROSA: É PRECISO FALAR SOBRE O CÂNCER DE MAMA

O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, conhecido como o mês de combate ao câncer de mama e, mais que um mês que tem uma cor que o simboliza, o intuito da campanha é desmistificar a doença e esclarecer dúvidas, além de chamar a atenção para a importância da prevenção.

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início e, o câncer de mama costuma apresentar sinais e sintomas em suas fases iniciais, que podem levar ao diagnóstico precoce e, consequentemente, ao breve início do tratamento, aumentando as chances de cura.

O câncer de mama é o tipo que causa mais mortes por câncer em mulheres, com 17.825 óbitos registrados em 2020. Por isso, conhecer o próprio corpo e estar atenta aos fatores de risco, é de suma importância para evitar mais casos.

Além disso, existem formas de reduzir o risco da doença: manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas A amamentação também é considerada um fator protetor.

Sinais e sintomas

Como mencionamos anteriormente, o câncer de mama é um tipo de doença que se manifesta apresentando sinais e sintomas iniciais e estar atenta a eles é crucial para o diagnóstico precoce. Confira abaixo os sinais e sintomas:

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Caso encontre alguma dessas alterações nas mamas, é necessário procurar atendimento médico, pois elas precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

Espalhe informação

Ainda hoje, muitas mulheres não têm informações sobre a doença e isso pode significar um diagnóstico tardio, o que implica em sinais avançados da doença, que poderá ser mais difícil de reverter.

Por isso, é importante falar sobre câncer de mama. Espalhe informação para mulheres que você conhece: mãe, amigas, parceiras. O conhecimento pode salvar vidas!

Aproveite para ler mais sobre o câncer de mama, clicando aqui.

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

IMUNIDADE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CUIDAR DA SUA
Saúde

IMUNIDADE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CUIDAR DA SUA

Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...


Ler Mais
iCAPS: TECNOLOGIA DE MICROENCAPSULAÇÃO QUE POTENCIALIZA A ABSORÇÃO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS PELO ORGANISMO
Própolis

iCAPS: TECNOLOGIA DE MICROENCAPSULAÇÃO QUE POTENCIALIZA A ABSORÇÃO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS PELO ORGANISMO

Nova e exclusiva tecnologia iCaps® ajuda a superar questões de biodisponibilidade apresentadas pelas formas...


Ler Mais
CONHEÇA A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRODUTIVIDADE
Saúde

CONHEÇA A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRODUTIVIDADE

A alimentação saudável é essencial para garantir o bem-estar físico e metal, mas e que os alimentos que voc...


Ler Mais