por Gi Bauxita
Para quem se preocupa com a saúde das crianças e com seus hábitos a longo prazo, o uso de produtos saudáveis é essencial. Se esse uso for trazido de forma colaborativa em que a criança não use por medo ou por imposição, melhor ainda, claro.
Então, vamos a algumas dicas importantes para melhorar a aceitação desse tipo de produto
1. Desmistifique a ideia de que “paladar infantil” só aceita doces, salgadinhos e junk food:
Paladar é algo aprendido.
Nenhuma criança nasce querendo ou comendo salgadinho de pacote. Exatamente por isso que, tanto a introdução alimentar, quanto a rotina de alimentação são tão importantes. Sendo assim, não faça substituições não saudáveis e cuidado com o que oferece como alimento na rotina da criança.
2. Converse com a criança:
Pode parecer bobagem, mas crianças aceitam muito melhor aquilo que elas compreendem.
Lembre-se de que como disse Carl Sagan: “toda criança começa como um cientista nato…” - então, é muito mais lógico explicar os porquês das escolhas de produtos que estão fazendo.
Eu mesma já expliquei às crianças sobre a importância do uso própolis para melhorar a imunidade e o porquê usamos apenas própolis Apis Flora, já que, por ser um produto natural, poderia vir de um jeito hoje e de outro jeito amanhã. Sem contar os produtos super diluídos e sem controle de qualidade. Porém, graças à padronização EPP-AF® da Apis Flora, cada frasquinho de própolis mantém sua reprodutibilidade e você sabe o que está consumindo.
Ao oferecer legumes, verduras, frutas e cereais, explique sobre as cores, as vitaminas, as fibras e outras propriedades às crianças.
Ainda, explique sobre as consequências de hábitos não saudáveis e as maiores chances de ficar doente.
Você vai notar a diferença de participação das crianças quando elas entendem o que estão fazendo e por quê.
3. Sabor e aspecto importam:
Não é porque algo é saudável, que precisa ser sem gosto ou ter um sabor e aspecto ruins.
Use a criatividade, explore as cores e formas dos alimentos e observe o tipo de textura que a criança mais gosta (e quais ela não aceita). Há crianças que gostam mais de cenoura em rodelas, enquanto outras preferem cenoura ralada. Igualmente, uma salada bonita e divertida consegue resultados de aceitação muito melhores do que uma salada murcha, com gosto questionável e sem qualquer apelo no prato da criança.
A Apis Flora também pensou nisso com a linha Propomax® Kids e trouxe a própolis em apresentações muito mais gostosas e bonitas. Por aqui as crianças gostam muito das balas de goma de própolis, mas existem várias outras opções que a Apis Flora preparou nessa linha voltada às crianças. E, se antes meus filhos já entendiam sobre a importância do uso da própolis, agora temos o sabor como nosso aliado.
Com essas dicas simples, porém focadas no respeito e no desenvolvimento da consciência da criança, você vai perceber que ela mesma passará a questionar sobre “produtos saudáveis x não saudáveis”. Dessa forma, aos poucos vai sendo construído seu padrão de escolha de alimentos e produtos a longo prazo.
O que acontece na infância, não fica na infância.
Quem é Gi Bauxita?
Giovanna R. Santos é sócia fundadora da empresa Criação com Ciência. PhD em ciências (USP), educadora parental em disciplina positiva (PDA), escritora, mãe, atriz e especialista em Psicologia positiva, ciência do bem-estar e autorrealização (PUCRS).
Acompanhe a Gi no Insta no @criacaocomciencia
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
Com tecnologias exclusivas, produtos visam trazer novas soluções para a rotina de cuidados com a saúde
As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...
Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta a imunidade dos sonhos – o que funciona, de fato, é uma série...