Pesquisa

Além do Dia Mundial das Abelhas, esse mês conta com mais uma data especial: o Dia do Apicultor, comemorado em 22 de maio. Por isso, queremos falar um pouco dessa profissão que preza e ajuda a cuidar das abelhas do planeta (se você não leu nosso post sobre a importância das abelhas, clique aqui).

Criar abelhas é uma arte, mas se você acha que é uma tarefa simples e que para ser um apicultor basta apenas ter as colmeias, esse é um ledo engano. Para criar abelhas é necessário e, de extrema importância, entender sua biologia, seu comportamento social e estar sempre atualizado sobre técnicas de manejo e produção.

Um apicultor que se preocupa e se atenta às boas práticas de manejo e produção apícola está cumprindo um papel importante: ele está ajudando na manutenção e preservação da vida de milhares de abelhas.

Apicultura: uma técnica milenar

Acredita-se que os egípcios tenham sido os primeiros ‘apicultores’, há milhares de anos, quando colocavam as abelhas em potes de barro e as mantinham por perto para ter mel à disposição. É claro que isso era bastante prejudicial para os insetos e ainda bem que hoje existem as boas práticas de manejo e produção.

Com o passar do tempo, a apicultura foi deixando de ser um processo primitivo e passou a ser uma atividade essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente: uma mudança motivada pelas abelhas.

E agora, voltamos ao nosso homenageado do dia, o Apicultor. Aqui, ele é o principal agente da mudança, um ‘fiscal da natureza’ que, em prol das abelhas, se preocupa com a preservação da natureza, de recursos hídricos e da biodiversidade para garantir a sobrevivência desses insetos.

Além disso, a apicultura cumpre um importante papel social: a profissão, geralmente realizada por núcleos familiares, é uma fonte de renda para as pessoas e uma ótima forma de estar e comunhão com a natureza.

Isso sem contar que, graças ao trabalho do apicultor, é possível que haja a incorporação de produtos apícolas nos hábitos alimentares da população, ajudando a melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas.

E aqui finalizamos esse post, gratidão por você existir, apicultor! Parabéns pelo seu dia!

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

TRÊS MOTIVOS PARA CONSUMIR APITERÁPICOS
Apiterápicos

TRÊS MOTIVOS PARA CONSUMIR APITERÁPICOS

Os produtos apiterápicos são aqueles produzidos pelas abelhas, tais como mel, própolis, geleia real etc. El...


Ler Mais
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA APIS FLORA
Institucional

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA APIS FLORA

A área da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é muito importante, pois é responsável pelo bem-estar físico ...


Ler Mais
APIS FLORA NA NATURALTECH 2022 – UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA
Comunicação

APIS FLORA NA NATURALTECH 2022 – UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Pela segunda edição consecutiva, a Apis Flora, esteve presente na maior feira de produtos naturais da Améri...


Ler Mais