Suplementos alimentares são produtos que fornecem nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. No Brasil, a categoria é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, órgão que garante a segurança e qualidade dos produtos, estabelecendo normas que padronizam a composição, limites mínimos e máximos de consumo, rotulagem e alegações.
Quais produtos fazem parte da categoria?
a) suplementos de vitaminas e minerais;
b) substâncias bioativas e probióticos;
c) novos alimentos;
d) alimentos com alegações funcionais;
e) suplementos para atletas;
f) complementos alimentares para gestantes e lactantes.
Como os suplementos podem ajudar?
Cada suplemento tem uma função específica no organismo. Os benefícios autorizados são apenas os que apresentam comprovação científica. Veja os principais:
Alguns suplementos se destacam pela popularidade e pelos benefícios amplamente reconhecidos, como: creatina, whey protein, ômega 3, vitamina C, vitamina D, entre outros.
Se você busca aliar diferentes estratégias nutricionais, uma ótima alternativa são os produtos enriquecidos com vitaminas e minerais, que ajudam a potencializar os cuidados com a saúde.
Aqui você pode conferir nossos produtos que contém vitaminas e minerais capazes de ajudar nessa estratégia.
Para quem são destinados?
Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis, ou seja, pessoas que não possuem doenças ou outras situações específicas de saúde. Dessa forma, os suplementos alimentares não devem apresentar alegações de propriedades preventivas, de tratamento e de cura de doenças. De acordo com a Anvisa, esse tipo de alegação é restrita apenas a medicamentos.
Afinal, devo ou não suplementar?
A resposta é: depende! Sempre consulte o médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação. Eles são profissionais habilitados responsáveis por avaliar o estado de saúde, solicitar exames de rotina e, caso necessário, indicar um programa de suplementação adaptado às necessidades individuais, com a quantidade e tempo de uso necessários. É importante dizer que o uso de suplementos é complementar à alimentação saudável e nunca um substituto a ela.
Há alguma restrição?
Crianças, gestantes e lactantes podem consumir suplementos, mas há restrições. Por serem considerados mais vulneráveis, os limites de consumo e os ingredientes autorizados para esses grupos são específicos.
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
A cidade será sede do 4th International Propolis Conference e da Plenária da ISO (International Organizatio...
Com tecnologias exclusivas, produtos visam trazer novas soluções para a rotina de cuidados com a saúde
As propriedades da própolis têm sido amplamente investigadas e já foram comprovadas por meio de diversos es...