Pesquisa

Muita gente acha que um simples chá feito com alguma planta é um fitoterápico, mas não é tão simples assim. Os medicamentos fitoterápicos, tem sua produção regulamentada pela Anvisa, sendo suscetíveis à legislação implementada em 2014 (RDC 26/2014).

Assim, de acordo com a Anvisa, só é considerado um medicamento fitoterápico aquele que é produzido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. Não sendo considerados aqueles que possuem em sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.

Além disso, é necessário que o produto tenha a eficácia comprovada, bem como a avaliação de riscos de seu uso. Deve passar por estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos e estudos de estabilidade e, também, alcançar um padrão de qualidade que garanta o teor necessário de princípios ativos.

Fitoterápico x Convencional

Os medicamentos sintéticos, também conhecidos como convencionais, possuem uma ou duas substâncias químicas ativas. Hoje em dia representam grande parte das terapias disponíveis e são considerados os medicamentos clássicos.

Já no caso dos fitoterápicos, a variedade de substâncias químicas é maior, porém nem sempre todas são ativas. Em alguns casos, pode existir apenas uma substância ativa, e em outros, o conjunto de substâncias é que concede a atividade ao medicamento.

Inclusive, você sabia que a Apis Flora tem uma linha de produtos fitoterápicos? Você pode conhecer todos os produtos clicando aqui.

Cuidados

Assim como ocorre com os medicamentos convencionais, o uso incorreto ou excessivo dos fitoterápicos pode ocasionar danos à saúde.

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

APIS FLORA NA NATURALTECH 2022!
Comunicação

APIS FLORA NA NATURALTECH 2022!

Falta menos de um mês para nossa participação na maior feira de produtos naturais da América Latina, a Natu...


Ler Mais
PROFISSÃO: APICULTOR
Institucional

PROFISSÃO: APICULTOR

Hoje queremos falar um pouco dessa profissão que preza e ajuda a cuidar das abelhas do planeta.


Ler Mais
POR QUE EXISTE O DIA MUNDIAL DAS ABELHAS?
Institucional

POR QUE EXISTE O DIA MUNDIAL DAS ABELHAS?

O Dia Mundial das Abelhas foi criado com o intuito de aumentar a consciência sobre a importância dos inseto...


Ler Mais