Doce e saboroso, o mel é um alimento nutritivo e fonte de energia que agrada muitos paladares adultos, mas e quando pensamos nos pequenos, você sabe quando oferecer o produto?
Apesar de suas propriedades e benefícios e de ser uma opção mais natural para adoçar as receitas, o mel não deve ser oferecido no início da introdução alimentar, pois pode conter esporos da bactéria responsável pelo botulismo, que pode ser fatal para os bebês.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que o alimento seja oferecido a partir dos 12 meses de idade, assim o risco de contaminação é evitado.
A partir desse período, vale lembrar que o mel é constituído de frutose e sacarose, dois açúcares que ‘encantam’ qualquer paladar e, para que a criança não fique com o paladar acostumado a um sabor muito doce, o ideal é oferecer o alimento em pequenas quantidades.
Nutricionistas sugerem que o mel seja utilizado para adoçar sucos mais azedos ou frutas que não sejam tão doces, como o maracujá e o abacate respectivamente.
Benefícios
Como já mencionamos em outro post, o mel possui muitos benefícios para a saúde.
Diferente do açúcar – que destrói a saúde intestinal –, o mel ajuda na microbiota intestinal da criança, auxilia na melhora das defesas imunológicas e, devido às suas ações sedante e emoliente, pode ajudar a aliviar sintomas de garganta irritada devido à tosse.
Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.
Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.
Quem tem alguma doença respiratória já sabe: a chegada do inverno é sinônimo de sofrimento. Os baixos índic...
Estamos muito felizes em compartilhar aqui esse time que chega cheio de personalidade para compor nosso cat...
Conhecido por sua doçura, o mel é muito mais que um adoçante natural; ele é uma fonte de energia e nutrição...