Pesquisa

Doce e saboroso, o mel é um alimento nutritivo e fonte de energia que agrada muitos paladares adultos, mas e quando pensamos nos pequenos, você sabe quando oferecer o produto?

Apesar de suas propriedades e benefícios e de ser uma opção mais natural para adoçar as receitas, o mel não deve ser oferecido no início da introdução alimentar, pois pode conter esporos da bactéria responsável pelo botulismo, que pode ser fatal para os bebês.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que o alimento seja oferecido a partir dos 12 meses de idade, assim o risco de contaminação é evitado.

A partir desse período, vale lembrar que o mel é constituído de frutose e sacarose, dois açúcares que ‘encantam’ qualquer paladar e, para que a criança não fique com o paladar acostumado a um sabor muito doce, o ideal é oferecer o alimento em pequenas quantidades.

Nutricionistas sugerem que o mel seja utilizado para adoçar sucos mais azedos ou frutas que não sejam tão doces, como o maracujá e o abacate respectivamente.

Benefícios

Como já mencionamos em outro post, o mel possui muitos benefícios para a saúde.

Diferente do açúcar – que destrói a saúde intestinal –, o mel ajuda na microbiota intestinal da criança, auxilia na melhora das defesas imunológicas e, devido às suas ações sedante e emoliente, pode ajudar a aliviar sintomas de garganta irritada devido à tosse.

 

Este material tem caráter meramente informativo. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou nutricionista.

SOBRE A APIS FLORA

Empresa pioneira no segmento de própolis e líder no mercado nacional de produtos apiterápicos e fitoterápicos (IQVIA). Nossa paixão é oferecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos consumidores, a partir de ingredientes naturais, provenientes de uma gestão ética e sustentável.

Comentários

*Nossa equipe avaliará seu comentário e poderá retirá-lo do site sem nenhum aviso prévio.

VEJA
Outros Conteúdos

PRÓPOLIS EPP-AF®: EFEITOS POSITIVOS SOBRE OS SINTOMAS DA ASMA
Ciência

PRÓPOLIS EPP-AF®: EFEITOS POSITIVOS SOBRE OS SINTOMAS DA ASMA

Quem tem alguma doença respiratória já sabe: a chegada do inverno é sinônimo de sofrimento. Os baixos índic...


Ler Mais
A LINHA KIDS DA APIS FLORA CHEGOU!
Institucional

A LINHA KIDS DA APIS FLORA CHEGOU!

Estamos muito felizes em compartilhar aqui esse time que chega cheio de personalidade para compor nosso cat...


Ler Mais
VAMOS FALAR SOBRE MEL?
Apiterápicos

VAMOS FALAR SOBRE MEL?

Conhecido por sua doçura, o mel é muito mais que um adoçante natural; ele é uma fonte de energia e nutrição...


Ler Mais